'> Gastronomia de Penedo com pimentas e outras delícias - Pimentoteca

Passamos por Penedo, no estado do Rio de Janeiro para apreciar a culinária típica da cultura finlandesa e outros atrativos da região. Descobrimos muitas opções deliciosas com pimentas e outras maravilhas da gastronomia de Penedo. Penedo que fica no município de Itatiaia, é famosa por seus chocolates, trutas, cervejas e cachaças artesanais. Confira alguns destaques:

Pasta de truta defumada com Bhut Jolokia

A pasta de truta é uma iguaria muito popular da charmosa vila de Penedo.
Pasta de truta com bhut jolokia

A truta é um tipo de peixe abundante na região de Penedo. Por isso este peixe está presente em muitos pratos e outras especiarias da gastronomia de Penedo. Encontramos uma preciosidade em uma das barraquinhas no Espaço do Artesão de Penedo: pasta de truta defumada com Bhut Jolokia.

Ficamos muito empolgados para provar esta pasta porque é feita com uma de nossas pimentas preferidas! Não é mortalmente ardida como a pimenta in natura, claro. Mas o sabor da Bhut Jolokia é marcante na medida certa, gostamos muito!

Chocolate com pimenta

Experimentamos dois tipos de chocolate com pimenta de duas fábricas diferentes. O da fábrica “Chocolate do Papai Noel” não gostamos muito porque dá para sentir o gosto de pimenta do reino e este tipo de pimenta não combina com chocolate. A pimenta não mistura direito ao chocolate propiciando um sabor um pouco indigesto.

Já o chocolate com pimenta da “Casa do Chocolate” é uma delícia! Picante na medida certa, a pimenta muito bem misturada ao chocolate, que também é bonito, em forma de pimenta dedo-de-moça. Os chocolates de fabricação artesanal são famosos na gastronomia de Penedo e muito procurados por turistas.

Cervejas artesanais

As cervejas artesanais também fazem parte dos produtos típicos de Penedo. Conhecemos a cerveja Penélope produzida na região e vendida nos principais pontos de comércio de Penedo. A cerveja é muito saborosa e é possível conhecer sua linha de produção diretamente na fábrica, que fica em uma área mais afastada do centrinho de Penedo. Mas vale a visita!

Decoração da Cervejaria Penélope, situada na charmosa vila de Penedo.
Cervejaria Penélope

Cachaças artesanais

Na “Pequena Finlândia”, um point forte de comércio típico de Penedo, visitamos a cachaçaria “Gran cachaça e licor do Brasil”. Fomos muito bem atendidos e degustamos algumas cachaças e licores artesanais muito bons. Há muitas opções para todos os gostos, por exemplo os licores “Charry Brand” e “Cacau ao Leite”.

Cachaçaria artesanal de Penedo, a famosa "Gran cachaça e licor do Brasil".
Cachaçaria Gran cachaça e licor do Brasil

Geléia de maracujá com pimenta

Geléia de maracujá com pimenta, uma iguaria deliciosa!
Geléia artesanal, sem dúvida uma de nossas preferências de Penedo

Simplesmente deliciosa! O sabor da geléia de maracujá com pimenta é marcante e com certeza é do gosto de muitos paladares. Isso porque é cítrica, levemente adocicada e picante na medida certa. Dá um toque especial à torradas, pães e vai bem até com queijos. E ainda por cima é light! Gostamos tanto que compramos dois potes. À venda na mesma barraquinha de pastas, queijos e outras delícias artesanais, que fica no Espaço do Artesão de Penedo.

Gostou das dicas? Então confira também nossos posts de receitas típicas regionais:


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *