Após comprarmos um maçarico, qualquer comida que era preparada aqui em casa queríamos usar o “brinquedo” novo. Por que não tostar as pimentas? Melhor ainda, usar o maçarico para fazer conservas de um jeito bem diferente.
Para esta experiência, utilizamos pimentas extremamente fortes, Bhut Jolokia e Trinidad Scorpion por exemplo, combinadas com pimentas de pouca ardência, Biquinho e Dedo-de-moça. Acrescentamos algumas especiarias como alho e cebola porque assim dá um equilíbrio no sabor.
Antes de tostar as pimentas e após separar os ingredientes, picamos tudo e então temperamos com um pouco de azeite dentro de uma assadeira.
Ação!
Então ateamos fogo! Sempre movimentando o maçarico, certamente para não concentrar as chamas num só lugar.
Durante o processo de tostar as pimentas, algumas partes ficarão mais tostadas que outras. Isto não será um problema para montar as conservas, pois resultará em um sabor único.
O fogo deu uma outra cor e aparência às pimentas e aos complementos. Acrescentamos um pouco de tempero Chimichurri e misturamos. Vejam o resultado:
Resultado final
Com esta quantidade, aproximadamente metade de uma assadeira, conseguimos fazer 10 potes de vidro tamanho médio cada de conserva. Algumas com óleo, outras com azeite, utilizando também um pouco de sal do Himalaia e uma média de 20% de vinagre em cada pote, atingindo assim a acidez necessária para que a conserva dure, sem estragar.
E lembrem-se que para preparar esta conserva, não há limites para criatividade. Qualquer pimenta ou complemento pode ser utilizado, tudo depende do gosto de cada um. Só recomendamos tomar cuidado com o maçarico por motivos óbvios.
E então, vamos tostar as pimentas? Espero que aproveitem mais esta dica!
Gostaria de mais dicas de pimentas? Confira aqui um artigo sobre alguns molhos e pastas de pimentas que selecionamos para você.