Ícone do site Pimentoteca

Pastas e molhos de pimenta

É fato que conservas, pastas e molhos de pimenta caseiros são muito mais gostosos, saudáveis e também orgânicos. Porém não podemos ignorar alguns exemplos de produtos industrializados que são tão gostosos quanto! É só não exagerar considerando a quantidade de conservantes, corantes e afins que eles podem conter.

Pastas e molhos de pimentas variadas

Selecionamos algumas pastas e molhos de pimenta que experimentamos e aprovamos, considerando ardência, sabor, formas de usos, aroma e ingredientes, para que possam ser apreciados nos mais diferentes pratos e combinações do dia-a-dia.

Pasta de Pimenta Vermelha GOTA – Grupo Maratá

O molho de pimenta GOTA, que experimentamos pela primeira vez em Recife, já é conhecido, inclusive através de uma polêmica na internet de que esse molho corroía moedas e fazia mal à saúde, desmentida pelo site “e-farsas”. Mas um dia estávamos em uma barraca de pastel na Vila Alpina, em São Paulo, e estava lá essa pasta de pimenta vermelha GOTA. Deliciosa, ardida e combinou muito bem com o pastel e a coxinha.

Esta pasta de pimenta sergipana é muito saborosa em várias combinações, inclusive acarajé e pratos mais tradicionais como o peixe. Uma pena que na composição dessa pasta não especifica qual a espécie da pimenta utilizada, apenas nomeia-se “vermelha”.

Pasta de pimenta Gota, do grupo Maratá

Molhos de Pimenta TABASCO

Não poderia faltar nesta publicação o famoso molho de pimenta Tabasco e suas variações. Originário dos Estados Unidos, esta marca é conhecida internacionalmente.

O molho tradicional feito de pimenta Tabasco não é tão ardido, mas é saboroso e vai bem principalmente com petiscos. No site da Tabasco existem várias receitas que podem ser combinadas com todos os molhos, inclusive nas variações Habanero pepper sauce e Green sauce.

Molho de pimenta Tabasco

Molhos de Pimenta SRIRACHA – Grupo De Cabrón Chillis

Descobrimos esses molhos de pimenta em uma famosa padaria de São Paulo. Extremamente cremosos, suas combinações perfeitas de Jalapenõs maduros e molho agridoce vai muito bem principalmente com lanches. A versão Bacon possui um sabor mais marcante. No site do grupo De Cabrón, há outras sugestões de pratos que com certeza combinariam muito com esses molhos fabricados em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de SP.

Molhos de Pimenta SRIRACHA

Pasta de pimenta coreana Gochujang Hot – Grupo Chung Jung One

Muito usada em pratos orientais, é uma pasta de pimenta à base de soja e arroz integral. Por ser concentrada, pode ser dissolvida em um pouco de vinagre, porque assim muda-se sua consistência para mais líquida, virando um molho. Sua ardência é pequena e seu sabor peculiar. É utilizada em um acompanhamento muito popular de restaurantes orientais, o famoso “kimchi”, nada mais é do que acelga apimentada em conserva e pode ser degustada com lámen por exemplo e outros pratos típicos.

Pasta de pimenta coreana Gochujang Hot

Enfim, este é um universo de sabores a ser explorado. Em uma voltinha pela Liberdade, famoso bairro japonês em São Paulo, constatamos em apenas um mercadinho, a venda variada de molhos e pastas de pimentas de diversas origens. Assim como no famoso Mercadão, que também é uma referência.

Explore você também, e se deparar com um molho de pimenta especial, conte para nós!

Sair da versão mobile